Contrabandistas preparam nova rota de tráfico de refugiados
O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) afirmou neste domingo (27/03) que traficantes de seres humanos planejam iniciar uma nova rota para enviar refugiados da Turquia para a União Europeia, passando pela Itália, na primeira semana de abril.
De acordo com o periódico, eles utilizariam pequenos navios de carga e de pesca para embarcar os imigrantes a partir do balneário de Antalya, na Turquia, como também da cidade turca de Mersin, perto da fronteira Síria, e da capital grega, Atenas.
De acordo com o jornal, o preço do traslado deve ser de 3 mil a 5 mil euros (por volta de 12 mil a 20 mil reais), que é muito mais caro do que a rota habitual das costas turcas para as ilhas gregas.
No entanto, os refugiados enfrentam crescentes obstáculos para chegar à Europa Ocidental através da Grécia, com vários países ao longo da rota dos Bálcãs fechando suas fronteiras para os migrantes.
Na semana passada, a União Europeia também fechou um acordo com Ancara sobre o envio de requerentes de asilo de volta para a Turquia, diminuindo consideravelmente o fluxo de refugiados para o bloco europeu.
Migrantes esperam na Turquia, Grécia e Líbia
Segundo o FAZ, com a preparação de seu novo empreendimento, os traficantes de seres humanos respondem à crescente demanda por rotas alternativas.
Alguns dos contrabandistas afirmaram que planejam oferecem duas viagens por semana, e pelo menos um deles disse que poderia acomodar 200 pessoas num bote. Eles também aconselham os migrantes a ficarem abaixo do convés até que os barcos alcancem águas internacionais.
Autoridades da União Europeia afirmaram também que, além dos migrantes que se encontram na Turquia e na Grécia, centenas de milhares de pessoas estariam esperando para chegar à Itália a partir da Líbia. Neste ano, o Ministério do Interior em Roma registrou a chegada de quase 14 mil migrantes.
CA/afp/dpa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.