Voo do 14 Bis na abertura das Olimpíadas reacende polêmica com americanos

  • REUTERS/Damir Sagolj

Réplica da invenção de Santos Dumont gera debate entre usuários do Brasil e dos EUA nas redes sociais. Afinal, quem é o pai da aviação: o brasileiro ou os americanos irmãos Wright?

Se você perguntar a qualquer americano sobre quem inventou o avião, a resposta é categórica: os irmãos Wright. A certeza é tanta que eles se indignaram na internet com um dos destaques da abertura dos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira (5), o sobrevoo de uma réplica do 14 Bis, pilotada por um ator no papel de Santos sobre o Maracanã.

"Então o Brasil pensa que inventou o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo e rindo neste momento", postou no Twitter o goleiro americano Trevor Spangenberg.

Em 1906, Dumont, que já havia criado balões dirigíveis, sobrevoou com o 14 Bis o Campo de Bagatelle, em Paris, entrando para a história como o primeiro a decolar a bordo de um avião.

Os irmãos Orville e Wilbur Wright, no entanto, argumentaram mais tarde que foram eles quem fizeram o primeiro voo da história, três anos antes, na cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte. A polêmica divide até hoje historiadores e especialistas em aviação.

"Brasileiros não perdem nenhuma oportunidade de argumentar que Santos Dumont, e não os irmãos Wright, foi o primeiro a voar. Aí vêm eles de novo", escreveu o jornalista Alexander Wolf, da revista Sports Illustrated.

Brasileiros reagiram aos tweets publicados por americanos, dizendo que os irmãos Wright usaram uma catapulta para levantar voo.

"O avião pode até ter sido criado pelos irmãos Wright, mas o voo foi Santos Dumont. Se fosse para andar no chão, eu pegava ônibus", ironizou um brasileiro no Twitter.

"Os irmãos Wright usaram uma catapulta para ajudar o avião a sair do chão e não tiveram testemunhas. O avião de Santos Dumont não precisou de um dispositivo auxiliar", reconheceu um americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos