Topo

Filmes brasileiros são premiados em segmento LGBTI da Berlinale

23/02/2018 20h42

"Tinta Bruta" vence prêmio de melhor filme do Teddy Award e "Bixa travesty" leva premiação de melhor documentário.Cineastas brasileiros foram premiados nesta sexta-feira (23/02) no Teddy Awards, o segmento dedicados a obras LGBTI da Berlinale, o festival internacional de cinema da capital alemã.

Tinta Bruta, dos diretores gaúchos Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, venceu a categoria de melhor longa-metragem.

Bixa travesty, do casal Claudia Priscilla e Kiko Goifman, foi escolhido como melhor documentário.

Já o longa As Herdeiras, filme do diretor paraguaio Marcelo Martinessi, que conta com coprodução brasileira, venceu o Teddy Readers Award, prêmio concedido por um júri formado pelos leitores da revista alemã Mannschaft Magazin, dedicada à temática gay.

O longa Tinta Bruta mostra o universo de Pedro, um jovem que foi expulso da faculdade após agredir um colega. Na internet, Pedro é conhecido como Garoto Neon e ganha a vida fazendo performances num site de sexo virtual.

O documentário Bixa Travesty narra a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada, que se define como "bicha, trans, preta e periférica". O documentário também aborda a cena musical dos artistas trans de São Paulo.

As Herdeiras, por sua vez, conta a história de um casal de mulheres que vive em um casarão de Assunção em meio a um cenário de decadência financeira. A história é ambientada à época da queda do ex-presidente Fernando Lugo, em 2012.

Também nesta sexta-feira, As Herdeiras já havia sido eleito melhor filme pelo júri da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) entre os 19 longas da competição do 68º Festival de Berlim.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App



JPS/ots