Topo

Juiz dos EUA ordena que Coreia do Norte pague US$ 501 mi por morte de jovem

25/12/2018 11h21

Justiça condena governo norte-coreano a pagar indenização à família do jovem americano Otto Warmbier, morto em junho de 2017 depois de ter entrado em coma enquanto estava preso no país asiático.O juiz federal Beryl A. Howell, do Distrito de Columbia, condenou nesta segunda-feira (24/12) a Coreia do Norte a pagar uma indenização de 501 milhões de dólares à família do jovem americano Otto Warmbier, morto em junho de 2017 depois de ter entrado em coma enquanto estava preso no país asiático.

"A Coreia do Norte é responsável pela tortura, a tomada como refém e o assassinato extrajudicial de Otto Warmbier, e pelos problemas enfrentados por sua mãe e seu pai, Fred e Cindy Warmbier", determinou o juiz, que considerou que o jovem tinha "grandes sonhos" quando viajou para o território norte-coreano.

O estudante de 22 anos foi detido na Coreia do Norte enquanto visitava o país como turista e foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um cartaz de propaganda política do hotel no qual estava hospedado em Pyongyang, o que o governo norte-coreano considerou um "ato hostil" contra o Estado. Os EUA conseguiram a liberação do jovem em junho de 2017.

Quando retornou aos EUA, o jovem já estava em coma havia mais de um ano. Ele entrou nesse estado pouco depois da sua última aparição em público, durante o seu julgamento em Pyongyang, em março de 2016.

As autoridades norte-coreanas argumentaram que Warmbier sofreu um surto de botulismo e que lhe deram um remédio para dormir e que ele nunca mais acordou. A família não aceita essa versão e entrou com um processo na justiça americana pedindo 1 bilhão de dólares de indenização pelos danos causados.

De acordo com o juiz federal, a Coreia do Norte não apresentou nenhuma resposta ao processo que a família apresentou sob o Ato de Imunidades Soberanas Estrangeiras, uma lei americana que permite ações judiciais contra governos estrangeiros por crimes não cobertos pela imunidade diplomática.

Apesar de a família Warmbier ter obtido um resultado bem-sucedido no julgamento, não há como a Justiça dos EUA forçar o pagamento da indenização por parte do país asiático.

FC/efe/lusa/afp/rtr/ap



______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter