Morre Ziraldo, ícone da literatura infantil, aos 91 anos

Morre Ziraldo, ícone da literatura infantil, aos 91 anos - Criador de personagens célebres como o Menino Maluquinho, escritor e desenhista morreu dormindo em sua residência no Rio de Janeiro.O escritor e cartunista Ziraldo, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil brasileira, morreu neste sábado (06/04), aos 91 anos, segundo confirmou a família do artista. Ele morreu dormindo, em sua residência no Rio de Janeiro, por volta das 15h (horário local).

Ziraldo ficou mundialmente conhecido por ter criado personagens célebres, como o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê. Suas qualificações profissionais são muitas, tendo criado charges, cartuns, caricaturas, livros infantis, histórias em quadrinhos, crônicas, cartazes e pinturas.

Ele nasceu em 24 de outubro de 1932 na cidade de Caratinga (MG). Mais velho de sete irmãos, seu nome foi uma combinação do nome da mãe, Zizinha, com o do pai, Geraldo.

Com apenas 7 anos, em 1939, apresentou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde consagrou sua carreira. O cartunista começou a ganhar maior expressão nos anos 1960, no Jornal do Brasil.

Durante a ditadura (1964-1984), ele se destacou pela resistência à repressão. Também jornalista, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater o regime militar e a lutar pela democracia.

Em dezembro de 1968, um dia após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), o mais repressivo da ditadura, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um "elemento perigoso".

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, Flicts, e mais tarde passou a se dedicar à literatura para crianças. Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor.

O personagem deu origem a um livro infantil campeão de vendas e a um filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Com tantos personagens marcantes de histórias infantis, Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Continua após a publicidade

Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes