Topo

Chefe do Comando Vermelho no Rio é preso no Paraguai

Luiz Claudio Machado, o Marreta (sentado), estava vivendo em um bairro de Assunção - Senad/Divulgação
Luiz Claudio Machado, o Marreta (sentado), estava vivendo em um bairro de Assunção Imagem: Senad/Divulgação

Em Assunção (Paraguai)

23/12/2014 14h18

Luiz Claudio Machado, o Marreta, suspeito de ser um dos chefes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro, foi detido nesta terça-feira (23) em Assunção, informou a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai).

Marreta, 40, possui pelo menos sete condenações por associação criminosa, furto, extorsão, tráfico de drogas e homicídio entre 2010 e 2014. Ele fugiu de uma penitenciária brasileira em fevereiro de 2013. Desde então contava com uma ordem de captura internacional ditada pelas autoridades judiciais do Estado do Rio de Janeiro.

O traficante teria entrado clandestinamente no Paraguai e estava vivendo com sua companheira no bairro Ykua Sati, em Assunção. A Senad esclareceu que os dois serão expulsos do Paraguai "por faltas administrativas à direção de Migrações".

Em maio de 2013, a polícia paraguaia prendeu cinco supostos membros do Comando Vermelho no departamento de Amambay, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. A Senad considera a facção responsável, entre outros crimes, pelo tráfico de drogas e armas na fronteira, em cujas florestas abundam o cultivo ilegal de maconha.