Topo

Rajoy convoca equipe econômica para avaliar impacto do "não" da Grécia

05/07/2015 19h27

Madri, 5 jul (EFE).- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, convocou para segunda-feira uma reunião com os membros da Comissão Delegada de Assuntos Econômicos do país para analisar o resultado do referendo realizado neste domingo na Grécia, informaram à Agência Efe fontes do Executivo.

O encontro será realizado no início da manhã e terá como objetivo avaliar em detalhes os resultados da consulta popular na qual os gregos votaram pelo "não" à proposta de acordo dos credores internacionais, voto defendido pelo governo de Alexis Tsipras.

Rajoy apoiou publicamente o "sim" apesar de ter destacado que a situação para a Grécia seria difícil em qualquer caso.

O presidente do governo espanhol já tinha convocado a Comissão Delegada de Assuntos Econômicos na última segunda-feira após a decisão de Tsipras de realizar o referendo.

Após a reunião, a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro da Economia, Luis de Guindos, lamentaram a convocação da consulta popular, alegando que ela geraria "incertezas" cujas consequências seriam pagas pelo povo grego.

Além de Rajoy, Soraya e Guindos, fazem parte da Comissão Delegada de Assuntos Econômicos os ministros de Fazenda, Emprego, Fomento, Indústria e Agricultura, e outros representantes do alto escalão, como o diretor do Escritório Econômico da presidência do governo e os secretários de Estado de Fazenda e Economia.