Topo

Kerry confirma que viajará a Havana em 14 de agosto

Ronald Zak/AP
Imagem: Ronald Zak/AP

Em Washington

20/07/2015 16h08

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou nesta segunda-feira (20) que viajará no dia 14 de agosto a Havana para içar a bandeira americana na embaixada de seu país em Cuba.

"Em 14 de agosto, farei minha primeira viagem como secretário de Estado a Cuba", disse Kerry em entrevista coletiva após se reunir com o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, na sede do Departamento de Estado.

A visita de Kerry será a primeira de um ministro americano de relações exteriores desde 1945. O político vai içar a bandeira americana em Havana pela primeira vez desde a ruptura de relações diplomáticas, em 1961.

O chanceler cubano deu as boas-vindas hoje ao anúncio da visita de Kerry durante a entrevista coletiva conjunta, e disse que o "espera" em Havana.

Apesar do restabelecimento das relações diplomáticas, EUA e Cuba ainda têm temas pendentes em seu processo de normalização do diálogo, o que, segundo os dois lados reconhecem, não poderá ser solucionado até que seja suspenso o embargo imposto à ilha em 1962, algo que só pode ser feito pelo Congresso americano.

Outros assuntos pendentes são os debates sobre direitos humanos, telecomunicações e tráfico de pessoas, além das conversas pendentes sobre as exigências de compensação econômica de ambas as partes e a solicitação de Washington de extraditar alguns fugitivos procurados pela Justiça americana.