Topo

Mahamadou vence 1º turno de presidenciais no Níger, mas deverá disputar 2º

26/02/2016 16h40

Niamey, 26 fev (EFE).- O presidente de Níger, Issoufou Mahamadou, venceu o pleito presidencial do domingo passado, conforme os resultados divulgados nesta sexta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional Independente, mas deverá ir a um segundo turno contra Hama Amadou, previsto para acontecer em 22 de março.

Mahamadou beirou a maioria absoluta, com 48,4% dos votos, contra os 17,9% de Amadou, atualmente preso por tráfico de bebês, que segundo a oposição é um caso totalmente inventado.

Os resultados, que ainda devem ser validados pelo Tribunal Constitucional de Níger, servem, por enquanto, para acalmar os ânimos da oposição, que nos últimos dias tinha dito que a eleição de Mahamadou em primeiro turno representaria uma "fraude".

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Boubé Ibrahim, em terceiro lugar ficou Seini Oumarou (principal rival de Mahamadou nas anteriores presidenciais de 2011), com 12,15%; Mahamane Ousmane, antigo presidente do Parlamento, obteve 6,25% e outros candidatos receberam porcentagens inferiores a 5%. O dado de participação foi de 66,75% dos 7,5 milhões de nigerinos inscritos, mas mais de 350 mil votos foram em branco ou invalidados por alguma razão.

Após a cerimônia de proclamação de resultados, o representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África do Oeste, Mohamed Ibn Chambas, pediu aos líderes políticos do Níger para mostrar moderação e "abster-se de todo ato ou chamada que possa suscitar a violência", após parabenizar o povo nigerino por ter participado maciçamente do pleito "com calma e sossego".

A oposição, reunida na chamada Coalizão pela Alternância 2016, pediu ontem para o povo nigerino ir às ruas.

Além do resultado das eleições para presidente, a Comissão comunicou hoje o resultado das eleições legislativas, realizadas no mesmo dia e nas quais estavam em jogo as 171 cadeiras do parlamento unicameral. Os resultados foram divulgados por circunscrição e a apuração final será conhecida nas próximas horas.