Ted Cruz lidera caucus republicano no Alasca com 50% dos votos apurados

Washington, 2 mar (EFE).- Com o 50% dos votos apurados, o senador pelo Texas Ted Cruz lidera o caucus (assembleias populares) do Alasca, um dos estados que realizaram prévias nesta terça-feira para definir o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, por uma pequena margem sobre seu perseguidor mais imediato, o magnata do setor imobiliário Donald Trump.

O Alasca foi o último estado a votar na chamada Super Terça, dia em que 12 estados de todo o país realizaram eleições primárias e caucus, e no qual estavam em jogo 595 delegados, dos 1.237 necessários para se obter a candidatura presidencial pelo Partido Republicano.

Com a metade dos votos apurados, Cruz lidera com 35%, enquanto Trump possui 33% e é seguido pelo senador pela Flórida, Marco Rubio, com 17%.

Se Cruz sair como vencedor no Alasca, esta seria sua terceira vitória na Super Terça, após os triunfos no Texas, estado pelo qual é senador, e em Oklahoma.

Caso haja uma mudança e Trump seja o vencedor, este seria seu oitavo triunfo na Super Terça, depois que o magnata obteve a maioria dos votos em Vermont, Massachusetts, Virgínia, Geórgia, Alabama, Arkansas e Tennessee.

Trump contou no Alasca com o apoio da ex-governadora republicana desse estado e ex-candidata à vice-presidência do país em 2008, Sarah Palin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos