Obama e Xi Jinping se reunirão em Washington na próxima quinta

Washington, 24 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima quinta-feira, dia 31, durante a Cúpula de Segurança Nuclear que acontecerá na capital americana, informou hoje a Casa Branca.

Os dois líderes manterão "uma reunião bilateral durante a Cúpula de Segurança Nuclear", anunciou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

"Este encontro bilateral representará uma oportunidade de impulsionar a cooperação entre Estados Unidos e China em uma série de assuntos de interesse mútuo e permitirá aos presidentes Obama e Xi abordar áreas em desacordo de forma construtiva", acrescentou.

Obama, que já recebeu Xi na Casa Branca em setembro, está interessado na cooperação da China no combate à mudança climática e os esforços para conter a Coreia do Norte. Além disso, as duas potências estão perto de assinar um novo tratado de investimento bilateral. Por outro lado, as duas maiores economias do mundo mantêm diferenças quanto à segurança cibernética, as disputas territoriais no Mar da China Meridional e os direitos humanos.

Xi estará em Washington por dois dias, 31 de março e 1 de abril, sua oitava visita aos Estados Unidos e a terceira na qualidade de presidente da China, desde sua chegada ao cargo em 2013. Espera-se que dezenas de chefes de Estado e de governo cheguem a Washington para a Cúpula de Segurança Nuclear, com a notável ausência da Rússia, que decidiu não participar. A cúpula tem como principal objetivo impulsionar a cooperação internacional em matéria de segurança nuclear e evitar que as armas atômicas caiam nas mãos de terroristas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos