Apesar de pedido popular, armas serão proibidas na Convenção Republicana

Washington, 28 mar (EFE).- O Serviço Secreto dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira que não permitirá o porte armas de fogo aos presentes na Convenção Nacional do Partido Republicano do próximo mês de julho em Ohio, apesar do pedido popular de mais de 45.000 pessoas.

A convenção que designará o candidato republicano às eleições presidenciais de 8 de novembro acontecerá no pavilhão Quicken Loans Arena, no centro de Cleveland.

Um pedido popular lançado na internet há uma semana para pedir a permissão ao porte de armas na convenção já alcançou mais de 45.000 assinaturas de cidadãos.

Os signatários exigem o reconhecimento do "direito constitucional" à posse de armas contemplado na Segunda Emenda da Constituição dos EUA, apesar de a Quicken Loans Arena proibir "estritamente" a posse de armas em seus dependências.

No entanto, o porta-voz do Serviço Secreto, Robert Hoback, afirmou hoje em comunicado que "só pessoal autorizado" das forças de segurança poderá portar armas no pavilhão.

"Os indivíduos dispostos a levar armas de fogo não poderão passar pelo posto de controle de um perímetro exterior predeterminado, sem importar que tenham uma entrada para o evento", ressaltou Hoback.

O Serviço Secreto - corpo policial destinado habitualmente a proteger importantes funcionários do governo, como o presidente americano, e líderes estrangeiros que visitam o país - citou leis federais que autorizam essa agência a proibir o porte de armas em locais onde vela pela segurança de determinadas personalidades.

O líder da corrida republicana pela indicação presidencial, o magnata Donald Trump, conta atualmente com proteção do Serviço Secreto após ter denunciado ameaças.

Trump, um grande defensor da Segunda Emenda da Constituição, foi perguntado este domingo pelo pedido popular, mas evitou pronunciar-se por não ter um conhecimento preciso da solicitação.

A Convenção Nacional do Partido Republicano acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos