União Europeia amplia sanções contra Coreia do Norte

Bruxelas, 31 mar (EFE).- Os países da União Europeia (UE) ampliaram nesta quinta-feira as sanções contra a Coreia do Norte depois da decisão da ONU do início de março de impor duras medidas restritivas contra Pyongyang pelos últimos testes nucleares e de mísseis, informou o Conselho da União Europeia.

As sanções comunitárias ampliam as proibições de exportação e importação de qualquer produto, com exceção de alimentos e remédios, que poderia contribuir ao desenvolvimento das capacidades operativas das forças armadas norte-coreanas.

Além disso, os países-membros terão que inspecionar qualquer carga vinda da Coreia do Norte para seus territórios, proibir o arrendamento de embarcações ou aviões por parte do país asiático e eliminar dos registros navios desse país.

Os 28 países do bloco terão, além disso, que proibir voos que transportem produtos e artigos proibidos e reter navios que violem as resoluções da ONU.

Os Estados-membros proibirão igualmente as exportações norte-coreanas de certos minerais, incluindo o carvão, o ferro e o ouro, assim como as exportações a Coreia do Norte de combustível para a aviação.

Os países terão, além disso, que expulsar representantes da Coreia do Norte e cidadãos de terceiros países implicados em programas balísticos e nucleares ilegais de Pyongyang.

As sanções também incluem medidas financeiras adicionais como o congelamento de ativos de entidades governamentais associadas com o programa nuclear ou balístico ou outras atividades proibidas pela ONU.

A UE fechará ainda filiais, subsidiárias ou escritórios de representação de bancos da Coreia do Norte.

Além disso, a UE proibirá qualquer apoio financeiro privado ao comércio se tais recursos puderem contribuir às atividades ilícitas da Coreia do Norte.

As sanções entrarão em vigor nesta sexta-feira, após sua publicação no Diário Oficial da UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos