Presidente filipino compartilha primeiro jantar com moradores de bairro pobre

Manila, 30 jun (EFE).- O novo presidente das Filipinas, o controverso Rodrigo Duterte, compartilhou nesta quinta-feira seu primeiro jantar como chefe de Estado com os mais moradores do bairro de Tondo, uma das zonas mais pobres e subdesenvolvidas do país.

Centenas de famílias receberam o líder, de 71 anos de idade, no complexo esportivo de Delpan, onde foi montado para o banquete longas fileiras de mesas brancas e cadeiras de plástico da mesma cor.

A secretária de Bem-Estar Social, Judi Taguiwalo, explicou à imprensa que foi um pedido pessoal de Duterte de jantar nesta noite com os pobres, que foram o centro de sua campanha eleitoral, segundo o jornal "Inquirer".

O índice de pobreza nas Filipinas, sobre a base de US$ 3,1 diários, estava em 37,6% da população em 2012, segundo dados do Banco Mundial.

O novo líder ganhou as eleições presidenciais de 9 de maio com mais de 16,6 milhões de votos, cerca de 7 milhões a mais que o segundo.

Duterte, que foi durante 22 anos prefeito de Davao, ganhou a confiança dos filipinos com a promessa de lutar contra o crime e as drogas, considerados dois dos maiores problemas do país por seus cidadãos.

"Sei que há quem não aprove meus métodos de luta contra o crime e contra a venda de drogas ilegais e a corrupção. Dizem que meus métodos são pouco ortodoxos", disse hoje o político durante seu discurso de posse.

"Vi como as drogas ilegais destroem pessoas e famílias (...) Vi como o crime rouba dos inocentes todas suas economias", afirmou Duterte, partidário das execuções extrajudiciais de delinquentes e narcotraficantes.

No entanto, a primeira ordem presidencial, bem recebida pela comunidade empresarial, foi para simplificar os trâmites administrativos e para respeitar todos os contratos nacionais e internacionais assinados.

O primeiro presidente das Filipinas natural da sulina ilha de Mindanao ocupará o cargo durante um mandato único de seis anos, o limite estabelecido pela Constituição filipina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos