Espanha convoca embaixador do Reino Unido por novo incidente em Gibraltar

Madri, 11 jul (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores espanhol convocou nesta segunda-feira o embaixador do Reino Unido, Simon Manley, para expressar "seu mais enérgico protesto" por um novo incidente entre um navio britânico e uma embarcação da Guarda Civil no que considera águas espanholas em Gibraltar.

O secretário de Estado de Relações Exteriores espanhol, Ignacio Ybáñez, recebeu o embaixador britânico, a quem entregou uma nota verbal de protesto pelo ocorrido, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores espanhol em comunicado.

Na sexta-feira passada, um navio da Royal Gibraltar Police (RGP) "quase colidiu" com uma embarcação da Guarda Civil que navegava em direção à cidade espanhola de La Línea de la Concepción, limítrofe a Gibraltar, colônia britânica desde 1713.

"Sua irresponsável e temerária manobra -efetuada duas vezes- produziu um risco notável, claro e repentino para a segurança de ambas as embarcações oficiais e das duas tripulações", afirmou a nota do Ministério espanhol.

Esse departamento explicou que o navio gibraltarino que navegava a alta velocidade, desviou a poucos metros da embarcação espanhola provocando uma grande onda que desestabilizou o barco.

Após precisar que o incidente ocorreu a uma distância de uma milha da costa leste do Penhasco de Gibraltar, o Ministério do Exteriores indicou que a atuação do navio da RGP aconteceu de maneira inesperada, sem que em nenhum momento sua tripulação tenha tentado alguma comunicação.

Ybáñez solicitou ao embaixador do Reino Unido que sejam tomadas as medida necessárias por parte das autoridades britânicas para que este tipo de comportamento não se repita.

Além disso, reiterou a posição da Espanha com relação aos espaços cedidos e não cedidos à Grã-Bretanha pelo Tratado de Utrecht de 1713.

Por isso, segundo o Ministério, a soberania das águas adjacentes ao Penhasco de Gibraltar corresponde à Espanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos