Cameron preside sua última reunião do governo britânico

Londres, 12 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, preside nesta terça-feira sua última reunião do governo, antes de apresentar amanhã sua demissão e ceder o cargo para a nova líder do Partido Conservador, Theresa May.

Cameron participará amanhã em sua última sessão de perguntas ao primeiro-ministro no parlamento antes de comparecer ao Palácio de Buckingham para apresentar sua renúncia à rainha Elizabeth II, que depois chamará Theresa May para que ela forme o governo.

O primeiro-ministro anunciou no dia 24 de junho sua intenção de renunciar após a vitória do "Brexit" - a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) - no referendo do dia anterior.

Theresa May foi apontada na segunda-feira como única candidata após a retirada de sua rival, a deputada Andrea Leadsom, atual secretária de Estado de Energia.

Uma vez que assuma o governo, Theresa May terá que começar a nomear seus ministros, um trabalho que os veículos de imprensa seguirão de perto, pois ela pode oferecer cargos a figuras importantes na vitória do "Brexit", entre eles o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, ou o ministro da Justiça, Michael Gove.

Theresa May prometeu cumprir com a vontade do povo britânico de sair da UE e terá a difícil tarefa de decidir quando invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de dois anos para negociar os termos da retirada do Reino Unido.

A nova líder conservadora disse ontem se sentir "honrada" pelo apoio recebido dos deputados conservadores e prometeu trabalhar para que o "Brexit" seja benéfico para o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos