Trump apresenta sua esposa como "próxima primeira-dama dos EUA"

Em Cleveland

  • Robyn Beck/AFP

    "Minha esposa, uma mãe impressionante, uma mulher incrível: Melania Trump", disse o pré-candidato republicano à Casa Branca

    "Minha esposa, uma mãe impressionante, uma mulher incrível: Melania Trump", disse o pré-candidato republicano à Casa Branca

O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou sua mulher Melania nesta segunda-feira (18) como "a próxima primeira-dama", em sua primeira aparição na Convenção Nacional de seu partido em Cleveland (Ohio).

"Damas e cavalheiros, é para mim uma grande honra apresentar a próxima primeira-dama dos Estados Unidos", afirmou Trump em uma aparição espetacular no palco do ginásio Quicken Loans ao ritmo da musica "We Are The Champions", do Queen.

"Minha esposa, uma mãe impressionante, uma mulher incrível: Melania Trump", ressaltou, eufórico e sorridente, o magnata imobiliário perante o público da convenção, que começou hoje em Cleveland.

"Vamos ganhar. E vamos ganhar em grande estilo", acrescentou Trump, recebido com uma forte ovação por milhares de delegados do partido, antes de dar o protagonismo a sua mulher, cujo discurso na convenção tinha suscitado grande expectativa.

Trump está "pronto" para ser presidente

Melania Trump garantiu nesta segunda-feira que seu marido está "pronto" para "servir e liderar". "Meu marido está pronto para liderar esta grande nação, para lutar a cada dia pelo futuro melhor que merece. Senhoras e senhores, Donald Trump está preparado para servir e liderar como o próximo presidente dos Estados Unidos", disse Melania com sentimento, mas mantendo o tom pausado que a caracteriza.

A ex-modelo eslovena, terceira mulher do magnata, pode se transformar em novembro na primeira primeira-dama nascida fora dos Estados Unidos desde a esposa do ex-presidente John Quincy Adams (1825-1829), que era britânica.

Melania, impecável com um vestido branco e seu habitual cabelo comprido solto, foi a encarregada de pronunciar o discurso principal da primeira jornada da Convenção Nacional Republicana, realizada esta semana em Cleveland e que na quinta-feira designará Trump como candidato oficial do partido.

A ex-modelo, que manteve um papel muito discreto durante a campanha, conservou hoje seu habitual tom pausado e doce em uma fala que preparou durante seis semanas com um redator de discursos.

Com a intenção clara de mostrar o lado mais humano do multimilionário, Melania descreveu um homem "preocupado com seu país desde sempre", "que ama muito seu país" e a quem viu "lutar durante anos sem render-se". "Donald Trump nunca, nunca, jamais se renderá, nunca lhes deixará de lado", prometeu.

Melania apresentou também seu marido como um homem compassivo que procura representar "todas as pessoas, o que inclui cristãos, judeus, hispânicos, afro-americanos, pobres e classe média".

Durante tudo seu discurso a maioria dos delegados permaneceu de pé e todos lhe ovacionaram quando declarou o quão importante foi para ela o momento em que se naturalizou americana em 2006.

Trump rompe tradição de convenção

Trump chegou horas antes a Cleveland em seu avião particular, junto com Melania , em um gesto pouco habitual neste tipo de evento, aos quais os indicados costumam comparecer no último dia, quando acontece sua proclamação oficial como candidatos à presidência dos Estados Unidos.

O discurso de sua mulher, uma ex-modelo eslovena naturalizada americana, é o ato principal da primeira jornada da convenção, que será realizada até quinta-feira, quando o multimilionário será proclamado candidato à presidência.

Melania preparou sua participação durante seis semanas com um redator de discursos, segundo informaram hoje fontes da campanha de Trump à imprensa.

A Convenção Republicana reúne esta semana em Cleveland 50 mil pessoas, entre elas 15 mil funcionários dos veículos de comunicação e 5 mil delegados dos 50 Estados do país e do Distrito de Columbia, onde está a capital Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos