Topo

Marrocos diz que violência de gênero é mais praticada em espaços públicos

29/07/2016 11h17

Rabat, 29 jul (EFE).- O governo marroquino disse nesta sexta-feira que a violência física e sexual contra a mulher é praticada em grande medida nos espaços públicos, mais do que em casa ou no trabalho.

O Ministério de Solidariedade, Mulher e Família chegou a esta conclusão durante a apresentação em uma conferência de um relatório nacional sobre a violência de gênero, que recolhe dados dos diferentes tribunais, hospitais e delegacias do país.

Segundo este documento, a violência física continua sendo a forma de agressão mais alta no Marrocos em comparação com os outros tipos de violência, e afeta especialmente mulheres de idades de entre 18 e 45 anos.

Esta forma de violência física aumentou 54,8% em 2014 em comparação com o ano anterior, enquanto os outros tipos de violência caíram 23,75% no mesmo período.

Estes abusos foram cometidos em 88% pelos homens, enquanto 11,4% de maus-tratos físico foram exercidos pelas próprias mulheres.

O documento precisa que os casos de mulheres assassinadas por violência de gênero ou tentativas de assassinato chegaram a 32 em 2014, quando em 2013 foram apenas 5.

A ministra de Solidariedade e da Mulher, Bassima Hakkaui, lamentou durante a apresentação do relatório que a violência de gênero esteja adquirindo "dimensões muito preocupantes e graves".

"As repercussões (da violência de gênero) custam aos países em nível econômico e social, o que dificulta o desenvolvimento e a estabilidade", ressaltou a ministra marroquina, que acrescentou que as mulheres que estão desempregadas são as mais expostas à violência de gênero.

Por outro lado, o relatório apontou que as altas porcentagens de violência contra a mulher são registradas no âmbito urbano e em menor medida no rural.