Topo

Número de policiais mortos em atentado com caminhão-bomba sobe para 11

26/08/2016 05h49

Ancara, 26 ago (EFE).- O número de policiais mortos em um atentado com caminhão-bomba contra uma delegacia de polícia na cidade de Cizre, no sudeste da Turquia, subiu para 11, enquanto os feridos somam 78, informou a agência estatal de notícias "Anadolu".

O atentado aconteceu por volta das 6h40 (hora local) quando um caminhão-bomba atribuído ao grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) explodiu em um posto de controle na entrada do edifício policial.

Quatro dos feridos estão em estado crítico e as forças de segurança realizam uma operação para localizar os responsáveis pelo atentado.

A explosão foi muito poderosa e a delegacia ficou praticamente reduzida a escombros, enquanto edifícios próximos sofreram também foram danificados.

De acordo com alguns veículos de imprensa, depois da explosão aconteceu uma troca de tiros entre os agressores e forças de segurança, um procedimento habitual do PKK.

O atentado ocorreu na província de Sirnak, que é fronteira com a Síria e Iraque e é povoada por uma maioria curda.

As autoridades turcas impuseram um "blecaute informativo" sobre o atentado, para evitar o vazamento de informações sobre a investigação ou que imagens das vítimas sejam publicadas.

Ao PKK foi atribuído ontem um atentado contra um comboio de veículos onde viajava o líder do maior partido opositor turco, o Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kilicdaroglu, que saiu ileso, mas um soldado acabou morrendo.

As forças de segurança turcas sofrem ataques quase diariamente do PKK após o fim de um cessar-fogo unilateral pelo fracasso das negociações de paz com o governo em julho de 2015. Mais de 600 policiais e soldados morreram em atentados desde então.