Topo

PP ganha com maioria na Galícia e PNV terá que fazer coalizão no País Basco

25/09/2016 18h25

(Atualiza com apuração dos resultados).

Madri, 25 set (EFE).- O conservador Partido Popular governará com maioria absoluta na Galícia, enquanto os nacionalistas moderados do PNV terão que fazer uma aliança para seguirem no comando do Executivo do País Basco, após as eleições realizadas neste domingo nessas duas regiões autônomas da Espanha.

Aproximadamente 2,7 milhões de galegos e 1,7 milhões de bascos estavam aptos a votar hoje nas eleições destinadas a renovar seus parlamentos regionais.

Com 94,77% dos votos apurados, o PP soma 41 deputados em uma câmara galega composta por 75 cadeiras, o que daria a Alberto Núñez Feijóo a honra de ser o único presidente regional com maioria absoluta entre as 17 comunidades autônomas da Espanha.

Já no País Basco, os nacionalistas do PNV somam 29 cadeiras com 99,93% das urnas apuradas, o que os deixa a nove da maioria absoluta no parlamento regional, que também conta 75 cadeiras. Assim, o partido terá que negociar com outras forças políticas para seguir no comando do governo regional.

O segundo lugar ficou com os independentistas do EHBildu, que neste momento somam 18 cadeiras, enquanto a coalizão esquerdista Podemos está na terceira posição, com 11 deputados. Já os dois principais partidos de âmbito nacional, PP e PSOE, somam nove deputados cada um.

Dessa maneira, o presidente regional do País Basco, Íñigo Urkullu, precisa chegar a um acordo com pelo menos mais um partido para seguir no comando do Executivo regional.

Os resultados nessas duas regiões históricas da Espanha são de grande interesse na política nacional por sua eventual influência na hora de desbloquear a situação política do país, que está sem um governo com competências plenas há nove meses.