Topo

Partido Liberal colombiano comemora assinatura definitiva do acordo de paz

26/09/2016 13h35

Bogotá, 26 set (EFE).- O Partido Liberal colombiano disse nesta segunda-feira que celebra com "satisfação" a assinatura definitiva do acordo de paz alcançado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que acontecerá na cidade de Cartagena das Índias com a presença do presidente Juan Manuel Santos e dos principais líderes da guerrilha.

Em comunicado de imprensa, os liberais garantiram que, com a assinatura do acordo, "se encerra um processo" que o partido "acompanhou desde o princípio, cumprindo o ideário liberal de conseguir a convivência entre todos os cidadãos".

O presidente Santos e o máximo comandante das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko", vão assinar hoje em Cartagena um acordo para acabar com 52 anos de enfrentamentos que deixaram pelo menos 220 mil mortos.

As partes dialogaram durante quase quatro anos em Havana até atingirem o consenso nos pontos em discussão no último mês de agosto.

No comunicado, o partido político, que é um dos mais importantes e tradicionais da Colômbia, também convida os cidadãos a votarem pelo "sim" no plebiscito do próximo dia 2 de outubro para referendar o acordo de paz.

"Liberais, o 'SIM' precisa de nós. No próximo dia 2 de outubro vamos votar 'SIM' no Plebiscito", diz a nota do partido.

Cerca de 33,8 milhões de colombianos estão registrados para votar no plebiscito e o "sim" precisa de pelo menos 13% do censo eleitoral para ser aprovado, o que significa pelo menos 4.396.626 votos.