Topo

Em prol de ciclistas, Londres proibirá circulação de milhares de caminhões

20.abr.2015 - Ciclistas deitam na rua durante vigilia em memória da ciclista Moira Gemmill, que morreu em 9 de abril de 2015 após ser atingida por um caminhão - Matt Dunham/AP
20.abr.2015 - Ciclistas deitam na rua durante vigilia em memória da ciclista Moira Gemmill, que morreu em 9 de abril de 2015 após ser atingida por um caminhão Imagem: Matt Dunham/AP

Em Londres

30/09/2016 15h35

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou nesta sexta-feira que planeja proibir a circulação de caminhão que não permitem ao motorista ter boa visibilidade, a fim de proteger os ciclistas, uma medida que atingirá cerca de 35 mil veículos a partir de 2020.

No ano passado, nove ciclistas morreram em Londres, cinco deles em acidentes que envolviam um caminhão de grande porte, tipo de veículos que representa 4% do tráfego na cidade, segundo a Transport for London (TfL), a empresa que administra a mobilidade na capital britânica.

O projeto apresentado por Khan, eleito em maio deste ano, prevê um sistema de pontos, de zero a cinco, para avaliar a visibilidade do motorista em cada modelo de caminhão. Em quatro anos, os veículos com zero ponto nessa escala não poderão circular pela cidade, enquanto em 2024 apenas os que tiverem três pontos ou mais poderão estar nas ruas.

"As provas são claras. Os caminhões de grande porte se envolveram diretamente em mais da metade das mortes de ciclistas nos dois últimos anos. Não quero ficar aqui parado e deixar que estes perigosos veículos continuem provocando angústias e tragédias nas ruas de Londres", afirmou Khan em comunicado.

A London Cycling Campaign comemorou o anúncio do prefeito e considerou que tanto pedestres e ciclistas quanto empresas de transporte pesado "sairão ganhando" com a medida.

"Ninguém quer mais vítimas e mais pessoas gravemente feridas", afirmou a organização.

O diretor-executivo da Associação de Transporte em Estrada (RHA), Richard Burnett, por outro lado, acusou Khan de querer "demonizar os caminhões", apesar de os caminhões serem responsáveis por "manter a economia e o comércio funcionando".

"Os caminhões, incluindo os veículos da construção, desempenham um papel fundamental na vida econômica de Londres. Sem eles, os negócios da capital estagnariam", disse Burnett.