Topo

Hillary aumenta vantagem para Trump, segundo pesquisa pós-debate

30/09/2016 23h26

Washington, 30 set (EFE).- A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, aumentou sua vantagem sobre o republicano Donald Trump, 43% a 40%, segundo uma pesquisa contratada pela Fox e elaborada depois do debate da segunda-feira que foi divulgada nesta sexta.

A vantagem de Hillary sobre Trump é dois pontos superior à da pesquisa anterior da Fox publicada no dia 15 de setembro, quando a ex-primeira-dama tinha 41% das intenções de voto contra 40% do empresário nova-iorquino.

A pesquisa desta sexta-feira, das firmas Anderson Robbins Research e Shaw & Company Research, mostrou em terceiro lugar o candidato do Partido Libertário, Gary Johnson, com 8% de intenções de voto, enquanto a candidato do Partido Verde, Jill Stein, apareceu com 4%.

Em um cenário sem os candidatos dos partidos minoritários, 49% dos indagados votaria em Hillary e 44% em Trump, um resultado diferente ao de 15 dias atrás, quando o republicano (46%) aparecia um ponto à frente da democrata (45%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro com 911 eleitores potenciais e tem uma margem de erro de 3%.

Sobre o debate do dia 26 de setembro, 61% dos entrevistados considerou Hillary a vencedora, 21% que foi Trump o vencedor e 12% que viu um empate.

A pesquisa também revelou que Hillary está na frente de Trump entre as mulheres (+20%), minorias (+66%) e menores de 45 anos (+8%), enquanto Trump é o favorito dos homens (+17%), brancos (+21%) e independentes (+12%).

Os dois candidatos registraram altas números de impopularidade: 53% disse ter uma imagem desfavorável de Hillary, enquanto 55% de Trump.

A pesquisa também evidenciou que a maioria dos americanos considera que nenhum dos candidatos é confiável: 62% que Trump não é honesto, um número muito parecido com o Hillary (61%).

Cinquenta e nove por cento, além disso, disse que Trump não tem temperamento para ser presidente dos EUA.