PSOE confirma ao rei da Espanha que se absterá em eleição de Rajoy

Madri, 25 out (EFE).- O Partido Socialista e Operário da Espanha (PSOE) vai se abster esta semana na segunda votação parlamentar para escolher Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP, centro-direita), como chefe do Executivo, confirmou nesta terça-feira o presidente da junta que dirige provisoriamente a legenda socialista, Javier Fernández.

Fernández comunicou ao rei Felipe VI que o PSOE votará "não" na primeira votação de posse e se absterá na segunda, conforme ele mesmo revelou à imprensa após o encontro que manteve com o monarca na rodada de consultas do chefe de Estado com os diferentes partidos antes de propor um candidato à presidência.

O comitê federal do PSOE, principal órgão do partido, decidiu no último domingo que o grupo parlamentar socialista vai se abster para facilitar a reeleição de Rajoy.

Esta decisão provocou um forte debate entre os socialistas e muitos líderes regionais pediram que apenas os 11 deputados necessários se abstivessem para garantir a eleição de Rajoy e assim evitar a repetição do pleito geral, que seria o terceiro em apenas um ano.

No entanto, Fernández insistiu hoje que a abstenção dos socialistas não significa dar estabilidade para um governo do Partido Popular.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos