Haiti divulgará na segunda-feira resultados das eleições gerais

Porto Príncipe, 25 nov (EFE).- O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que na próxima segunda-feira divulgará os resultados das eleições gerais realizadas no último domingo.

"Até agora estamos trabalhando para divulgar os resultados na segunda-feira. Sabemos que o povo está esperando, mas temos que fazer um bom trabalho para evitar nova crise", explicou o presidente do CEP, Leopold Berlanger.

O chefe do órgão eleitoral afirmou que os operadores do centro que dirige o CEP estão trabalhando para que os resultados das eleições estejam disponíveis na segunda-feira, como o prevê o decreto eleitoral.

"Os partidos políticos e os candidatos têm a obrigação de respeitar o decreto eleitoral para não criar uma nova pós-crise eleitoral", afirmou.

Berlanger fez suas declarações horas depois das denúncias feitas por dois candidatos à presidência, em cartas dirigidas ao CEP, sobre a existência de supostas irregularidades nas contagens dos votos.

A denúncia foi feita por Jude Célestin, da Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (Lapeh), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2015 que foram anuladas, e Maryse Narcisse, do partido Família Lavalas, que ficou em quarto lugar nas eleições.

De acordo com Maryse, muitos votos dos colégios eleitorais de Cite Soleil, na capital, onde a candidata assegura ser "muito forte", não foram encaminhados para o centro de contagem, cinco dias após o pleito, enquanto Célestin pediu ao CEP ser muito cuidadoso com o processo de apuração para evitar outra crise no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos