Evo Morales diz ter "profunda dor" por morte de um "gigante da história"

La Paz, 26 nov (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste sábado que sente uma "profunda dor" pela morte do líder cubano Fidel Castro, a quem chamou de "gigante da história da humanidade".

"Quero expressar nossa profunda dor. Realmente dói a partida do comandante, do gigante da história da humanidade", disse Morales, por telefone, à rede de televisão "Telesur".

O líder boliviano, que foi um aliado e amigo de Fidel, enfatizou suas condolências e solidariedade para com o povo cubano e a "todos os povos antiimperialistas do mundo".

Morales destacou que Fidel ensinou aos revolucionários "a nunca se renderem e a levantar a voz aos que têm políticas de dominação, por meio da invasão aos povos do mundo".

Chefe do governo da Bolívia desde 2006, Morales recebeu ajuda de Cuba para as áreas de educação e saúde. Ele disse que Fidel foi o "único irmão, companheiro, que praticou solidariedade com todos os povos do mundo".

O presidente boliviano voltou a lembrar que em uma conversa de cinco a seis horas que teve com Fidel, esperava ouvir recomendação de compra de armas para a revolução, mas o líder cubano lhe falou para investir em educação e saúde gratuitas.

Nos dois últimos anos, quando Morales visitou Cuba para comemorar aniversários de Fidel, este lhe falou sobre a importância da alimentação pelo mundo e recomendou o consumo de "moringa", uma árvore original da Índia que o ex-mandatário cubano defendia por suas supostas propriedades nutritivas.

Morales acrescentou que Fidel também lhe mostrou "a luta para a libertação e a luta para a união e a integração no mundo".

"Fidel é o único homem do mundo com tantos princípios, com tantos valores. Fez tanta história não somente para Cuba, mas para o planeta. Isso é o socialismo", ressaltou.

O presidente boliviano disse também que "nunca mais haverá um homem, um companheiro como Fidel, que deu sua vida, seu conhecimento, sua luta não somente para o povo cubano, mas para os povos do mundo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos