Topo

Maduro presta homenagem ao "gigante" Fidel Castro no Quartel da Montanha

26/11/2016 22h00

Caracas, 26 nov (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rendeu neste sábado homenagem ao ex-presidente cubano Fidel Castro no Quartel da Montanha, onde agradeceu ao país caribenho por ter "dado um gigante que fundou uma época histórica de dignidade de independência".

"Foi e continuará sendo uma lenda vivente pelo que fez e o que ainda tem por fazer, porque tudo o que nós fizermos estará fazendo ele próprio", afirmou o líder venezuelano em relação a Castro, um dos principais aliados da Venezuela na região.

"Há um império ameaçante que se acredita dono e possuidor de nossas riquezas e que por isso se deve continuar desenvolvendo a união latino-americana com as doutrinas de um Fidel, de um Chávez", disse Maduro.

O deputado chavista Elías Jaua acrescentou que em sua última visita ao líder cubano este "estava muito atento aos avanços do governo de Maduro de conseguir a estabilidade política no país" e, disse, que o ex-presidente se mostrou "impressionado com as grandes mobilizações populares que estavam acontecendo nesses dias em Caracas".

A homenagem a Fidel foi realizado no Quartel da Montanha, lugar onde repousam o corpo do presidente venezuelano Hugo Chávez, no oeste de Caracas.

O ato foi liderado pelo presidente Maduro, que foi acompanhado pela primeira-dama, Cilia Flores, pelo vice-presidente da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, entre outros membros de seu gabinete.

O embaixador de Cuba na Venezuela, Rogelio Polanco, agradeceu à Venezuela pelas mostras de afeto em relação a Fidel Castro.

Polanco ressaltou que o ex-presidente Castro dedicou "parte de suas mais vitais energias" à "vitória" da "revolução bolivariana e chavista".