Topo

Estado de Michigan proclama oficialmente Trump como vencedor das eleições

28/11/2016 20h20

Washington, 28 nov (EFE).- O estado de Michigan, onde a apuração das eleições do dia 8 de novembro tinha se estendido devido à curta distância entre os candidatos, confirmou nesta segunda-feira que o republicano Donald Trump foi o vencedor com cerca de 10 mil votos de vantagem sobre a democrata Hillary Clinton.

Dessa forma, o estado concede seus 16 votos no colégio eleitoral, dos 538 que compõem o sistema do país, a Trump, cujo número local de votos final totalizou 2.279.543, frente aos 2.268.839 de Hillary.

Essa diferença de apenas 10.704 votos a favor de Trump significa uma margem percentual de apenas dois décimos, a mais apertada em uma eleição presidencial em mais de 75 anos.

Com a vitória em Michigan, Trump confirma seu domínio no sistema de colégio eleitoral, ao conseguir 306 votos sobre os 232 de Hillary, que superou em mais de dois milhões de votos o republicano em nível nacional. O magnata também se tornou o primeiro republicano a vencer as eleições presidenciais no estado de Michigan desde 1988.

Com Michigan, Trump confirma a virada histórica no Meio Oeste, onde o republicano também pintou de vermelho (cor do partido conservador) a Pensilvânia e Wisconsin, que não se inclinavam por um candidato republicano desde 1984 e 1988, respectivamente.

Trump também se impôs em Iowa e Ohio, estados do Meio Oeste considerados 'swing states', já que podem inclinar para um lado ou outro nas eleições e que costumam ser decisivos no resultado das eleições.

O término da apuração oficial em Michigan ocorre após o Partido Verde, liderado por Jill Stein, ter conseguido iniciar a recontagem em Wisconsin e prometido fazer o mesmo na Pensilvânia e em Michigan.

O pedido de recontagem foi motivado pelas dúvidas expressadas por alguns especialistas de dados, que detectaram coincidências nas vantagens de Trump em condados onde as máquinas de votação eram totalmente eletrônicas.