Topo

Trump está "furioso" pelas críticas de sua ex-diretora de campanha a Romney

28/11/2016 12h46

Washington, 28 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está "furioso" porque sua ex-diretora de campanha, Kellyanne Conway, afirmou que considerar Mitt Romney como possível secretário de Estado é uma traição a seus eleitores.

Assim explicaram nesta segunda-feira duas fontes da equipe de transição do magnata à emissora "MSNBC", que disseram estar "desconcertados" pelas duras críticas que Kellyanne fez a Romney no domingo a "CNN" e "NBC".

Segundo as fontes, Trump está "furioso" pela atitude de sua ex-diretora de campanha e a equipe de transição teme que Kellyanne esteja "impulsionando sua própria agenda ao invés de transmitir a mensagem do presidente eleito".

Kellyanne Conway fez críticas sobre a falta de experiência internacional de Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts e candidato presidencial em 2012, assim como sobre sua falta de lealdade a Trump, a quem se opôs frontalmente durante a campanha.

"Estou totalmente pela unidade do partido, mas não tenho certeza se o preço a se pagar por ela seja o posto de secretário de Estado. Nem sequer sabemos se Mitt Romney votou em Donald Trump", disse Kellyanne à "CNN".

"O povo se sente traído quando pensa que pode ser dado a Romney, que fez todo o possível para questionar o caráter, a inteligência e a integridade de Trump, o posto mais importante do gabinete. Traído pelo fato de Romney poder voltar após tudo o que fez", comentou Kellyanne à "NBC".

Trump e Romney se reuniram em 19 de novembro e conversaram "sobre os vários cenários do mundo onde há interesses significativos dos Estados Unidos", explicou o ex-governador de Massachusetts ao término do encontro.

No dia seguinte, o vice-presidente eleito, Mike Pence, confirmou os rumores de que Romney estava "sob consideração ativa" para ser o futuro secretário de Estado, ou seja, o chefe da diplomacia americana no governo Trump.