Topo

Kim Jong-un felicita Cuba pelo 58º aniversário da Revolução

31/12/2016 19h40

Havana, 31 dez (EFE).- O líder norte-coreano Kim Jong-un enviou neste sábado uma mensagem de felicitação ao governo de Cuba pelo 58º aniversário da Revolução, que na ilha é celebrado em 1º de janeiro, informaram veículos de comunicação oficiais da ilha.

Kim enviou parabéns aos cubanos e "ratificou o respaldo e solidariedade da República Democrática Popular de Coreia com o processo revolucionário cubano", afirma uma nota da estatal Agência Prensa Latina.

"Estaremos na mesma linha de combate sempre, sobretudo quando se trate de frustrar as brutais manobras anti-cubanas por parte de forças hostis", indica o texto.

Kim Jong-un afirmou que seu país está convencido de que as relações com Cuba "se fortalecerão e se desenvolverão sem cessar, no caminho pela vitória da causa de independência anti-imperialista e a do socialismo".

"Formulamos sinceros votos por maiores sucessos nas responsabilidades para o presidente Raúl Castro à frente de Cuba e do Partido Comunista, seu governo em geral e para todos os moradores do querido país caribenho", conclui a carta.

A Coreia do Norte conserva uma histórica relação com Cuba que remonta a 1960, na época da Guerra Fria.

Atualmente, os dois países têm convênios de cooperação em diversos setores, como educação, petróleo, agricultura e comércio, além de realizar vários intercâmbios diplomáticos e culturais.

No último mês de maio, o presidente cubano, Raúl Castro, se reuniu em Havana com Kim Yong Chol, membro do birô político do Partido do Trabalho da Coreia do Norte (PTC) e enviado de Kim Jong-un.

Por sua parte, o jovem líder norte-coreano recebeu em julho o vice-presidente do Conselho de Estado cubano, Salvador Valdés Mesa, de visita em Pyongyang; um encontro destacável uma vez que o líder norte-coreano não costuma reunir-se com autoridades estrangeiras. EFE

yg/rsd