Topo

Centenas de pessoas protestam em Tóquio e Seul contra posse de Trump

21/01/2017 07h26

Seul/Tóquio, 21 jan (EFE).- Cerca de 500 pessoas protestaram neste sábado em Seul contra o presidente dos Estados Unidos, enquanto pouco mais de 400 fizeram o mesmo em Tóquio, em meio a passeatas de mulheres convocadas no mundo todo pela chegada do bilionário ao cargo.

Sul-coreanos e estrangeiros protestaram nas ruas do centro da capital sob a reivindicação de "igualdade" e "respeito", segundo a imprensa local.

"Protestamos contra as declarações discriminatórias e desrespeitosas de Donald Trump durante sua campanha eleitoral, e queremos mandar ao mundo uma mensagem firme no dia de sua posse", disseram em comunicado conjunto várias organizações sul-coreanas defensoras dos direitos das mulheres.

Em Tóquio, uma manifestação similar foi organizada na véspera com a participação de aproximadamente 400 pessoas, de acordo com estimativas da Polícia da Área Metropolitana da capital.

Os participantes se concentraram no parque de Hibiya, em pleno distrito administrativo da cidade, e percorreram cerca de 2 quilômetros com palavras de ordem como "Os direitos das mulheres são direitos humanos" ou "Por um mundo livre do assédio sexual".

A manifestação foi convocada pelo escritório do partido democrata dos EUA no Japão e contou com uma participação majoritária de residentes americanos no país asiático, informou a emissora estatal "NHK".