Merkel confia que relações transatlâncias seguirão importantes com Trump

Berlim, 21 jan (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu neste sábado confiar que as relações transatlânticas seguirão tendo importância com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

"As relações transatlânticas não terão menos importância nos próximos anos, do que no passado. Trabalharei para isso", afirmou presidente do G20, em ato de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), realizado em Schöntal.

Merkel destacou que, no discurso de posse, Trump falou mais uma vez de suas convicções e considerou que o melhor para todos é que Europa e Estados Unidos sigam cooperando, com base em valores comuns em todos os campo, desde a política de defesa até o comércio internacional.

Para que uma atmosfera de respeito mútuo, necessária nas relações internacional, a chanceler garantiu que a Alemanha fará a contribuição a partida da presidência do G20.

Anteriormente, o ministro alemão de Economia, também vice-chanceler do país, Sigmar Gabriel, mostrou preocupação pelo discurso de posse de Trump, falando em proximidade com a retórica reacionária dos anos 20 do século passado na Europa.

"Acho que o que ele diz, o faz seriamente. Devemos nos preparar para o que vem", afirmou Gabriel, em entrevista à emissora de televisão alemã "ZDF".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos