Trump compara muro com México ao de Israel com territórios palestinos

Em Washington

  • Alex Wong/Getty Images/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparou nesta quinta-feira (26) o muro que pretende construir na fronteira com o México com o que Israel construiu para separar os territórios palestinos, com a intenção de evitar ataques terroristas.

"O muro é necessário porque o povo quer proteção, e o muro protege. A única coisa que se precisa fazer é perguntar a Israel. Eles tinham um desastre absoluto atravessando para o outro lado", opinou Trump em entrevista ao canal Fox News.

Desta forma, Trump comparou o muro israelense, criticado por isolar populações palestinas, a seu projeto para levantar uma barreira física com o México --terceiro maior parceiro comercial dos americanos--, ao qual Trump acusa de não fazer o suficiente para lutar contra a imigração ilegal e o narcotráfico.

O presidente americano afirmou que o muro israelense evita "99,9%" das travessias não autorizadas e que esse é o objetivo para sua barreira com o México, assegurando que o país vizinho pagará pelo custo de uma maneira indireta.

Trump também disse que sua barreira será "um muro em condições", diferente ao que agora existe em grande parte do traçado da fronteira entre México e Estados Unidos.

Donald Trump assinou esta semana uma ordem executiva para acelerar a construção de um muro na fronteira com o México, que, segundo ele, acabará com a imigração ilegal e o narcotráfico.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos