Rajoy e Hollande pedem avanços na integração europeia

Málaga (Espanha), 20 fev (EFE).- O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o presidente francês, François Hollande, concordaram nesta segunda-feira quanto a necessidade de avançar na integração europeia para enfrentar desafios como a saída do Reino Unido da UE e o fenômeno da imigração.

Fontes do governo espanhol revelaram que ambos os líderes, que participam da XXV cúpula hispânico-francesa em Málaga, consideraram essencial também dar passos de forma especial no crescimento econômico e na atuação contra o desemprego, a imigração e a luta contra o terrorismo.

Hollande e Rajoy consideram que estes assuntos devem ser primordiais na reunião do Conselho Europeu que começará no dia 9 de março, e na cúpula extraordinária da UE em Roma no dia 25 do mesmo mês, na comemoração do aniversário de 60 anos da assinatura dos tratados que deram origem ao bloco.

Também haverá uma reunião convocada por Hollande em Versalhes, à qual foram convidados o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

Antes do plenário da cúpula, do qual participam os ministros dos dois países que fizeram parte de ambas as delegações, foram assinados oito acordos bilaterais em diversas matérias, entre eles um sobre a entrega por parte da França de efeitos apreendidos em casos nos quais a organização terrorista ETA está envolvida.

Também foram firmados convênios em matéria esportiva, para reforçar a luta contra o tráfico de drogas, para a cooperação em emergências em zonas fronteiriças, incêndios florestais e na reforma do marco da propriedade intelectual.

A eles se soma outro de cooperação no âmbito de atividades espaciais e estabelecimento dos órgãos do governo da universidade franco-espanhola e um referente ao traslado de corpos por via terrestre.

Os líderes exporão as conclusões da cúpula em entrevista coletiva conjunta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos