PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trudeau e Trump conversam por telefone sobre questões da fronteira

23/02/2017 21h16

Toronto (Canadá), 23 fev (EFE).- O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantiveram uma conversa por telefone nesta quinta-feira para falar sobre entre outros temas, cooperação na fronteira, informaram as autoridades canadenses.

As autoridades canadenses não disseram se os dois falaram sobre o aumento na quantidade de pessoas que cruzaram a fronteira dos Estados Unidos para solicitar refúgio no Canadá. Nas últimas semanas, dezenas atravessaram ilegalmente dos Estados Unidos-Canadá para pedir refúgio no vizinho, após o lançamento, feito pela Casa Branca, das medidas contra imigrantes (ilegais e de países árabes).

O Escritório do primeiro-ministro (OPM) informou em nota que Trudeau e Trump também trataram da disputa comercial sobre exportações canadenses de madeira aos Estados Unidos e das próximas cúpulas do G7 e G20.

"O primeiro-ministro agradeceu ao presidente por um positivo e construtivo dia de reuniões de trabalho em Washington em 13 de fevereiro de 2017", acrescentou o comunicado.

Os dois líderes também expressaram o desejo de trabalhar de forma conjunta "no Conselho Canadá-Estados Unidos para o Avanço das Mulheres Empreendedoras e Líderes Empresariais, que foi lançado durante a visita".

Na reunião do último dia 13 na capital dos Estados Unidos, Trump e Trudeau mostraram vontade de trabalhar conjuntamente para melhorar o comércio bilateral e esclareceram as profundas diferenças sobre imigração e amparo de refugiados.

Internacional