Topo

Mediador e governo sírio realizam 1ª reunião focada em formato de negociação

24/02/2017 10h29

Genebra, 24 fev (EFE).- A delegação do governo da Síria nas conversas de paz manteve uma primeira reunião com o mediador da ONU, Staffan de Mistura, na qual abordou "exclusivamente" questões sobre o formato que terão estas negociações, informou nesta sexta-feira seu chefe negociador, o embaixador Bashar al Jaafari.

"Começamos nossa discussão com o mediador De Mistura e durante a mesma abordamos exclusivamente o formato que terão as conversas" com a oposição síria, disse o diplomata sírio em um breve comparecimento perante a imprensa.

O que os negociadores denominam "formato" das negociações tem a ver com a composição e a envergadura das delegações, assim como com a maneira em que estas se comunicarão entre si, seja diretamente e ao redor de uma mesma mesa de trabalho, ou de maneira indireta, em salas separadas e com De Mistura como emissário.

No passado, os desacordos por essas questões atrasaram o início de cada rodada de negociação e sua resolução custou vários dias de reuniões do mediador com cada delegação separadamente.

Jaafari também indicou à imprensa que recebeu do mediador da ONU um papel que ainda será analisado e sobre o qual sua delegação se pronunciará na próxima reunião.

No entanto, o enviado do governo sírio não disse uma única palavra sobre a natureza e o conteúdo dessa folha.

Falando em árabe e traduzido ao inglês por uma intérprete, Jaafari inclusive a corrigiu quando esta utilizou a palavra "documento", insistindo em que se tratava de "um papel", o que em termos diplomáticos quer dizer que o mesmo não tem caráter oficial.

Jaafari afirmou que não foi establecido com o mediador quando vai acontecer a próxima reunião e que esta será marcada "através de canais diplomáticos".

Está previsto que De Mistura também mantenha hoje consultas com a delegação opositora, onde persistem problemas relacionados com sua composição, o que se deve à forte fragmentação da oposição síria, tanto política como militar.