Nazarbayev garante a Putin que Rússia é o aliado número 1 do Cazaquistão

Astana, 27 fev (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, afirmou nesta segunda-feira que a Rússia é o aliado número 1 de seu país ao se reunir com o presidente russo Vladimir Putin na cidade de Almaty, a antiga capital cazaque.

"Para nosso país, a Rússia continua sendo o aliado número 1, tanto em política como em economia", assegurou o líder cazaque ao chefe do Kremlin, segundo veículos de imprensa locais.

Nazarbayev destacou que nos últimos 25 anos desde a desintegração da União Soviética, Cazaquistão e Rússia construíram "relações-modelo, assim como deve ser entre Estados vizinhos e amigos".

Entre as conquistas alcançadas graças a esses vínculos, o presidente cazaque destacou a criação da União Econômica Eurasiática (UEE), que reúne Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.

Putin, por sua vez, indicou que apesar de se observar uma diminuição do valor dos intercâmbios comerciais entre os dois países, o volume físico se mantém.

"Nossa tarefa consiste em aumentar este volume e entrar em um caminho de crescimento sustentado", afirmou o presidente russo, que acrescentou que os processos de integração oferecem todas as condições necessárias para isso.

Em matéria de política internacional, Putin ressaltou que a Rússia espera o apoio do Cazaquistão como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Putin agradeceu a seu colega cazaque a organização das consultas entre as autoridades sírias e representantes da oposição armada realizadas recentemente em Astana.

"Essas negociações concluíram com um resultado que nunca tinha sido conseguido, com a criação de um mecanismo de controle do cessar-fogo", acrescentou o presidente russo.

Putin ressaltou que esse acordo possibilitou a continuação das negociações em Genebra para solucionar o conflito na Síria.

A visita de Putin ao Cazaquistão é a primeira etapa de um giro do chefe do Kremlin por antigas repúblicas soviéticas na Ásia Central. Ainda hoje, o presidente russo visitará o Tadjiquistão e, amanhã, o Quirguistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos