Topo

Após 1 mês, mulher de opositor venezuelano consegue visitá-lo na prisão

Leopoldo López (centro) está preso há mais de três anos - JUAN BARRETO/AFP
Leopoldo López (centro) está preso há mais de três anos Imagem: JUAN BARRETO/AFP

Em Caracas

07/05/2017 16h44

Após um mês da proibição das visitas de familiares e advogados ao opositor venezuelano Leopoldo López, Lilian Tintori, mulher do político, conseguiu entrar neste domingo (7) na penitenciária militar onde ele está detido.

"Me confirmaram que @liliantintori conseguiu entrar em Ramo Verde há alguns minutos depois de 35 dias sem saber de Leopoldo", escreveu em sua conta no Twitter o deputado Freddy Guevara, coordenador nacional da Vontade Popular (VP), partido fundado por López.

O também vice-presidente da Assembleia Nacional está esperando Tintori sair da prisão de Ramo Verde para saber como está López, após o "desumano isolamento a que ele foi submetido".

Em um vídeo divulgado pela emissora estatal venezuelana, López enviou na quarta-feira uma mensagem de "fé de vida" em meio aos rumores de que ele tinha sido enviado a um hospital.

O opositor, condenado a quase 14 anos e preso há mais de três anos, aparece no vídeo dizendo a data, a hora e o local da gravação. Garante que está bem e, na sequência, manda uma mensagem para sua família. Tintori, no entanto, questionou as imagens e garantiu que insistiria até conseguir ver o marido.

A Human Rights Watch pediu nesta semana permissão ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para visitar o opositor com o objetivo de "dissipar qualquer dúvida sobre a saúde" do prisioneiro.

O pai do político, Leopoldo López Gil, pediu ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha que um representante da organização visite a prisão para comprovar o estado de saúde de seu filho.

López foi acusado de incitar a violência durante um ato contra o governo em fevereiro de 2014. A manifestação deu início a uma onda de protestos no país que deixou 43 mortos e centenas de feridos.