México diz que cancelamento do Nafta seria "oportunidade perdida"

Cidade do México, 23 mai (EFE).- O secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, afirmou nesta terça-feira que o cancelamento do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) seria uma "oportunidade perdida" para o país e seus aliados no acordo, os Estados Unidos e o Canadá.

"Um eventual cancelamento do tratado seria, sobretudo, uma oportunidade perdida, porque o Nafta é bom para as três economias, ainda que, sem dúvidas, ele possa melhorar", afirmou o chanceler.

"O México está pronto e temos uma das melhores equipes do mundo para negociar", completou Videgaray em uma entrevista conjunta com a ministra de Assuntos Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e com o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo.

Videgaray admitiu que o fim do Nafta produziria um cenário ruim para o México. "Teríamos um problema a curto prazo, mas, como região, perderíamos a oportunidade de nos tornar mais competitivos e de ter o maior crescimento das últimas décadas", avaliou.

Na última quinta-feira, o governo dos EUA enviou uma Carta ao Congresso para informar sobre a intenção de renegociar o Nafta, o que abriu um período de consultas de 90 dias entre os parlamentares e grupos industriais antes das negociações propriamente ditas.

Na entrevista conjunta, a ministra canadense reiterou a importância de o diálogo ser trilateral e disse que o governo de seu país considera o Nafta como um tratado "muito exitoso" por ter conseguido melhorar a competitividade e a prosperidade da região.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que o Nafta é prejudicial para a economia americana e por isso pediu a renegociação do tratado, uma das promessas de sua campanha.

"Nesta modernização, o Canadá está disposto a sentar-se na mesa de negociação desde o primeiro dia. Nestes 24 anos de tratado, houve remodelações. Isso é normal e saudável", disse Freeland.

A ministra está em visita ao México para aprofundar a relação entre o país e o Canadá. Na tarde de hoje, ela tem um encontro marcado com o presidente Enrique Peña Nieto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos