Secretário-geral da Otan destaca unidade da aliança em relação à Rússia

Bruxelas, 25 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, destacou nesta quinta-feira a unidade da aliança em relação à Rússia e ressaltou a necessidade de manter um diálogo significativo com o Kremlin.

"A unidade da Otan no nosso enfoque para a Rússia é o mais forte em anos, em muito tempo", declarou o ex-primeiro-ministro da Noruega em uma coletiva de imprensa posterior à cúpula realizada hoje.

Além disso, Stoltenberg destacou a necessidade de um diálogo significativo com Moscou, já que a Otan busca "prevenir o conflito e preservar a paz". Para atingir ambos os objetivos, a aliança está disposta a "ampliar a transparência e reduzir os riscos".

"O diálogo com a Rússia é difícil, e por esse motivo é importante. A Otan é uma aliança defensiva e não busca confrontação com a Rússia, nosso maior vizinho", disse Stoltenberg.

Apesar da abertura ao diálogo com o Kremlin, o secretário-geral ressaltou que a Otan deve reagir às "ações agressivas" da Rússia na Ucrânia, e citou como exemplo os batalhões da aliança na Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos