Sobe para 26 o número de mortos em ataque a ônibus com cristãos no Egito

(Atualiza número de vítimas e de agressores com mais detalhes).

Cairo, 26 mai (EFE).- Pelo menos 26 pessoas morreram nesta sexta-feira e cerca de 20 ficaram feridas por um ataque com armas de fogo cometido por um grupo de indivíduos contra um ônibus de cristãos coptas a oeste da localidade de Al Adua, na província de Minia, no sul do Egito, informou em um comunicado o Ministério de Interior do país árabe.

O ataque aconteceu quando o ônibus, que transportava esses cristãos coptas, dirigia-se ao mosteiro de São Samuel, a poucos quilômetros de Al Adua, por uma estrada no deserto do oeste do Egito.

Uma fonte de segurança garantiu para a Agência Efe que dez homens armados, que se encontravam em quatro carros (três segundo o Ministério de Interior), cercaram o ônibus e começaram a atirar indiscriminadamente enquanto o veículo circulava por uma estrada próxima à cidade de Al Adua, em direção ao mosteiro.

Os feridos foram levados para três hospitais nas localidades de Magaga, Al Adua e Bani Mazar, na província de Minia, enquanto a polícia impôs um cordão de segurança na região e amentou seus esforços para encontrar os agressores.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque e não se sabe quantas pessoas participaram do mesmo.

A minoria cristã copta foi vítima de numerosos atentados nos últimos meses, como em 9 de abril deste ano, no Domingo de Ramos, quando o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) realizou dois ataques nas catedrais de São Jorge, na cidade de Tanta, no delta do rio Nilo, e de São Marcos, em Alexandria, no litoral mediterrâneo, nos quais morreram 46 pessoas.

Além disso, em 11 de dezembro do ano passado um terrorista filiado ao EI se explodiu dentro da igreja de São Pedro, situada junto à catedral copta no Cairo, e matou cerca de 30 fiéis, a maioria mulheres e meninas.

Os coptas egípcios representam entre 10% e 12% da população do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos