Governo da Indonésia iniciará planos para realocar capital em 2018

Jacarta, 4 jul (EFE).- O governo da Indonésia anunciou nesta terça-feira sua intenção de mudar a capital administrativa de Jacarta para outro local mais adequado do país e indicou que os preparativos começarão em 2018.

O ministro de Planejamento do Desenvolvimento Nacional, Bambang Brodjonegoro, declarou à Agência Efe que está previsto que entre 2018 e 2019 "comecem as atividades" relacionadas à transferência da sede do governo central.

Brodjonegoro se reuniu na segunda-feira com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para falar sobre o estudo de viabilidade e as fontes de financiamento do projeto, segundo o jornal local "Kompass".

De acordo com o governo, a nova capital administrativa será construída em três ou quatro anos, e Jacarta será mantida como a capital empresarial e financeira do país.

As autoridades ainda não revelaram onde ficará a nova capital administrativa, mas a ideia é levá-la para fora da ilha de Java, devido a sua elevada densidade demográfica.

A mudança da capital foi um projeto cogitado por vários governos desde a época de Sukarno, presidente da Indonésia entre 1945 e 1967, que propôs então a cidade de Palangkaraya, na ilha de Bornéu.

Jacarta, cujo 40% do território se encontra abaixo do nível do mar, afunda em média 7,5 centímetros por ano, segundo as últimas estimativas oficiais, ainda que sejam feitas obras para conter esse afundamento.

A capital, situada no noroeste da ilha de Java, tem uma população de cerca de dez milhões de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos