Trump deixa Polônia e segue rumo à Alemanha para participar de Cúpula do G20

Varsóvia, 6 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partiu nesta quinta-feira de Varsóvia, após uma breve visita à Polônia, para seguir rumo a Hamburgo, no noroeste da Alemanha, por causa da Cúpula do G20 que acontece entre amanhã e sábado nesta cidade.

Trump e sua esposa Melania embarcaram no Air Force One por volta das 14h30 locais (9h30 de Brasília) junto do restante da delegação que acompanha o presidente americano, entre os quais se encontram o secretário de Comércio, Ross Wilbur.

Os principais marcos da visita, tachada de "histórica" pelo governo local, foram uma coletiva de imprensa conjunta de Trump com o mandatário polonês, Andrzej Duda, e um discurso do presidente americano em uma emblemática praça de Varsóvia, símbolo da resistência frente aos nazistas.

Trump reafirmou seu compromisso com a defesa da Europa Oriental e defendeu os valores tradicionais do Ocidente, apelando a sua "vontade" de sobreviver.

Além disso, Trump participou de um fórum econômico com uma dúzia de chefes de governo da Europa Central e Oriental, aos quais ofereceu gás americano para reduzir sua dependência da Rússia no âmbito energético.

A Polônia é favorável a esta ideia pois quer se converter - com investimentos americanos - em um centro logístico de gás liquefeito para o leste da Europa - um ponto no qual concorre com a Alemanha - através de um porto construído para esta necessidade em seu litoral norte.

O governo polonês quer que esta visita sirva para fortalecer sua posição na União Europeia, após as diferenças que seu governo manteve com Bruxelas.

Não obstante, vários governos europeus viram a viagem de Trump com receio, pois a Polônia tem neste momento um dos governos mais eurocéticos da União Europeia.

A visita esteve cercada por fortes medidas de segurança, com milhares de policiais patrulhando as ruas, mas transcorreu sem incidentes de relevância.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos