Novo presidente da Mongólia, Battulga Khaltmaa, toma posse do cargo

Pequim, 10 jul (EFE).- O novo presidente eleito da Mongólia, o conservador Battulga Khaltmaa, tomou nesta segunda-feira posse de seu cargo após vencer o segundo turno das eleições presidenciais, cuja votação foi realizada na última sexta-feira, informou hoje a agência estatal "Montsame".

"Esta é a maior esperança e responsabilidade que me foram confiadas pelo povo mongol e seus eleitores", declarou Battulga durante a cerimônia de posse de seu cargo no parlamento.

Khaltmaa, um dos homens mais ricos do país e ex-campeão de luta, foi escolhido pelo conservador Partido Democrático para tentar suceder na presidência seu correligionário Elbegdorj, um dos líderes dos protestos que instauraram a democracia em 1990.

A Mongólia foi na última sexta-feira, pela primeira vez em sua história, a um segundo turno nas eleições presidenciais, uma votação na qual Battulga obteve 611.226 votos (50,61%).

O novo presidente agradeceu ao povo mongol por sua "fé e confiança" nele e desejou "sucesso" para os futuros projetos de seu antecessor e para seus adversários na corrida presidencial, o social democrata Miyeegombyn Enkhbold e o ex-comunista Sainkhuu Ganbaatar.

Além disso, Battulga prometeu em seu discurso "valorizar a independência, a liberdade e a unidade nacional da Mongólia", assim como "honrar a Constituição".

Após tomar posse, o novo presidente depositou flores nas estátuas de Damdinii Sükhbaatar, fundador do Partido Democrático, e de Genghis Khan, fundador do Império Mongol, junto a parlamentares e representantes do novo governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos