Citado em polêmica, amigo russo de Trump se gaba de ligação com o presidente

Moscou, 11 jul (EFE).- O empresário e cantor Emin Agalarov, o homem que teria realizado a reunião entre o filho mais velho de Donald Trump e a advogada russa Natalia Veselnitskaya, não esconde sua relação próxima com o presidente dos Estados Unidos, a amizade com os filhos do republicano e os negócios que os unem.

"Estive muitas vezes com os filhos dele, Donald Jr. e Eric, e nos falamos constantemente. Temos muito projetos em comum, que talvez já não poderão ser realizados porque agora que ele é presidente há um conflito de interesse", disse Agalarov em uma entrevista a uma emissora russa pouco depois da vitória de Trump nas eleições.

"Me reuni com Ivanka (Trump) no meu escritório há uns anos para discutir o projeto da Trump Tower que seria construída em Moscou", acrescentou Emin, de 37 anos, em outro momento da sua entrevista à "Vesti", principal noticiário da emissora estatal russa.

A reunião ocorrida há um ano entre o filho de Trump e Veselnitskaya - outro polêmico episódio dos vínculos da Casa Branca com o Kremlin - foi organizada pelo produtor musical Rob Goldstone, também sócio de Emin Agalarov.

Goldstone também participou da organização do concurso Miss Universo, então propriedade de Trump, realizado em 2013 na Crocus City Hall de Moscou, um gigantesco local que pertence ao bilionário Aras Agalarov, pai de Emin.

O famoso concurso só ocorreu em Moscou graças ao dinheiro dos Agalarov, que, segundo a revista "Forbes", são os principais sócios na Rússia do presidente americano. Foram eles que convenceram Trump a levar a disputa do Miss Universo para a capital do país.

Segundo a imprensa russa, o projeto de construir uma Trump Tower em Moscou surgiu depois do Miss Universo, quando o agora presidente americano viajou à capital russa especialmente para o concurso.

"Agora que olho para trás, entendo que quando nos conhecemos ele já se comportava como um presidente. Andava com um grande séquito, conhece todos, todos querem cumprimentá-lo. E ele sempre usa uma gravata vermelha", afirmou Emin na entrevista à emissora russa.

"Ele é alguém que se propõe objetivos que parecem impossíveis, mas consegue cumpri-los", completou.

Emin segue com uma série de elogios ao presidente dos EUA. "É uma pessoa, por um lado, com muita experiência, que entende de negócios e de política, que tem opinião própria, sobretudo. E, por outro lado, é alguém amigável, tem uma família muito unida que o apoia apesar de todas as críticas da imprensa", afirmou.

A proximidade entre os Agalarov e Trump é mostrada em um videoclip de Emin, também vencedor de vários prêmios como cantor na Rússia. Ele dorme em uma reunião de negócio durante o clip, sonha com as candidatas do Miss Universo e é acordado por seu chefe bravo, um personagem representado pelo próprio Trump.

"Emin, acorda. O que está acontecendo com você. Sempre chega tarde, só é outra carinha bonita. Estou farto de ti. Você está demitido", diz Trump no vídeo, usando a frase que ficou famosa o programa "O Aprendiz", apresentado por ele na televisão.

Em uma entrevista publicada pela revista "Forbes" em março, Emin reconheceu que seguiu mantendo contato com a família Trump após as eleições. Chegou a dizer até que "Donald Trump não esquece seus amigos".

Amigos com boas relações no Kremlin, como mostram os grandes contratos estatais do conglomerado empresarial Crocus Group, controlado pelos Agalarov.

O jovem Emin foi casado até 2015 com Leila Aliyeva, filha do presidente do Azerbaijão, Ilhan Aliyev.

As empresas dos Agalarov estão construindo dois dos estádios da Copa do Mundo de 2018, em Kaliningrado e Rostov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos