Tillerson chega ao Catar para buscar saída à crise diplomática

Cairo, 11 jul (EFE).- O secretário de Estados dos EUA, Rex Tillerson, chegou nesta terça-feira ao Catar para buscar uma saída para a crise diplomática entre Doha e os quatro países que bloqueiam desde 5 de junho.

Tillerson e a delegação que o acompanha foi recibida pelo secretário-geral do Ministério de Exteriores, Ahmed Bin Hasan al Hamadi, informou a agência catariana "QNA", sem dar mais detalhes.

O chefe da diplomacia americana se reunirá com o emir catariano, Tamim bin Hamad al Zani, e depois viajará na quarta-feira a Jidá (Arábia Saudita), onde manterá reuniões com altos funcionários sauditas, segundo um comunicado do Departamento de Estado,.

Ontem, no Kuwait, o secretário americano se reuniu com o principal mediador na crise, com o emir do país, Sabah Al Ahmed Ael Sabah, para encontrar uma estratégia que convença tanto a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein por um lado, e o Catar, por outro.

A visita de Tillerson acontece um mês após o início da crise diplomática entre o quarteto árabe e o Catar.

Estes quatro países anunciaram na semana passada que não retomarão as relações diplomáticas e nem levantarão o bloqueio comercial contra o Catar, ao qual acusam de apoiar o terrorismo.

Além disso, justificaram sua postura ao assegurar que o Catar respondeu de forma "negativa" às suas exigências para retomar as relações, entre as quais figuravam o fechamento do canal de televisão catariana "Al Jazira", o fim das relações diplomáticas com o Irã e o fechamento de uma base militar turca no emirado.

Tillerson manteve frequentes contatos com os países envolvidos na disputa e outros atores regionais no último mês, e pediu sem sucesso à Arábia Saudita e aos seus aliados que suavizassem o bloqueio imposto contra o Catar, ao advertir que entorpece as operações contra o jihadista Estado Islâmico (EI).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos