Topo

Presidente da Eurocâmara celebra vitória de Merkel nas eleições da Alemanha

24/09/2017 14h58

Bruxelas, 24 set (EFE).- O presidente do parlamento europeu, Antonio Tajani, parabenizou neste domingo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pela vitória nas eleições do país e destacou o compromisso da líder da União Democrata-Cristã (CDU) com os ideais da União Europeia (UE).

"A Alemanha segue comprometida com as ideias europeias; Agora vamos trabalhar lado a lado para reformar a Europa", disse Tajani em uma mensagem divulgada nas redes sociais.

A CDU venceu as eleições de hoje com 32,9% dos votos, de acordo com a boca de urna, com mais de 12 pontos de vantagem sobre o Partido Social-Democrata (SPD), de Martin Schulz, ex-presidente do parlamento europeu.

A ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) é a terceira força, com 13,3%.

O presidente do grupo do Partido Popular Europeu (PPE) na Eurocâmara, o alemão Manfred Weber, afirmou, por sua vez, que os eleitores do país derão à CDU um "claro mandato para governar".

"Angela Merkel representa o sucesso e a estabilidade. A Alemanha segue sendo um parceiro forte e de confiança para a Europa. A vitória dela é um sinal de continuidade", afirmou Weber.