Topo

Líder opositor viaja para Sibéria após passar sexta-feira detido em Moscou

30/09/2017 06h27

Moscou, 30 set (EFE).- O líder opositor russo Alexei Navalni chegou neste sábado à cidade de Orenburg, na Sibéria, para se reunir com seus simpatizantes, depois de passar a sexta-feira detido em uma delegacia de Moscou, acusado de fazer pedidos para que a população participe de atos públicos ilegais.

Navalni, detido no começo desta sexta-feira quando ia para um comício não autorizado na cidade de Nizhni Novgorod, foi libertado ontem à noite, ainda que na segunda-feira terá que se apresentar em um tribunal de Moscou para responder pela falta administrativa na qual incorreu.

A lei russa prevê uma pena de até 30 dias de privação de liberdade, o que impediria o opositor de liderar a marcha de protesto com a qual ameaçou as autoridades de São Petersburgo se não lhe autorizarem realizar um comício no centro da cidade no próximo dia 7 de outubro.

O vice-governador de São Petersburgo, Konstantin Serov, assegurou ontem que as autoridades locais não têm nenhuma intenção de dar uma alternativa para permitir que Navalni realize seus comícios na antiga capital czarista.

Diante da negativa, o líder opositor assegurou que apresentará uma nova solicitação para se manifestar no Campo de Marte e, no caso de ser rejeitada, liderará uma "marcha pacífica" até a histórica praça do Palácio, em frente ao museu do Hermitage.

Navalni está imerso na sua campanha por todo o país para as eleições presidenciais de março de 2018, apesar de estar inabilitado por ter antecedentes criminais.

Considerado o único político que pode fazer sombra ao presidente, Vladimir Putin, Navalni foi condenado em dezembro do ano passado por fraude, sentença que o desabilita como candidato, ainda que ele tenha dito que recorreria da decisão.