Rajoy afirma que fará "tudo o que puder" para evitar secessão da Catalunha

  • Sérgio Perez/Reuters

    1º.out.2017 - "A separação da Catalunha não vai ocorrer", disse o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, nesta segunda-feira (9)

    1º.out.2017 - "A separação da Catalunha não vai ocorrer", disse o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, nesta segunda-feira (9)

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, ratificou nesta segunda-feira (9), na véspera do comparecimento do presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, perante o Parlamento regional, que o Executivo "fará tudo o que puder" para impedir a independência da Catalunha.

Rajoy presidiu uma reunião do comitê de direção do PP (centro-direita, partido governante) que se centrou em analisar a situação na região espanhola da Catalunha à espera de saber se Puigdemont anuncia a independência amanhã.

"Vamos impedir a independência da Catalunha. Tomaremos as medidas necessárias para impedir. A separação da Catalunha não vai ocorrer. O Governo fará tudo o que puder para que assim seja", foram as palavras de Rajoy, segundo informou hoje o porta-voz do PP, Pablo Casado.

Puigdemont tem previsto comparecer amanhã perante o Parlamento regional para informar sobre a situação política na Catalunha após o referendo separatista de 1º de outubro, com a possibilidade da realização de uma declaração unilateral de independência.

A coalizão de governo na Catalunha, JxSí (formada por independentistas de centro e republicanos de esquerda) não deixou claro nesta segunda-feira o conteúdo do discurso de Puigdemont, ainda que a CUP (radicais de esquerda), que apoia a coalizão governamental regional, insista que Puigdemont deve declarar independência de forma unilateral após a consulta de 1º de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos