Topo

Romênia expressa apoio à integridade da Espanha na crise da Catalunha

28/10/2017 12h18

Bucareste 28 set (EFE).- A Romênia transmitiu neste sábado seu firme apoio à Espanha pela situação que se vive após a declaração unilateral de independência da Catalunha e expressou sua esperança de que o conflito seja solucionado o mais rápido possível.

"Rejeitamos com firmeza e de maneira irrevogável 'a declaração unilateral de independência' da Catalunha. Reafirmarmos o apoio firme da Romênia à soberania e à integridade territorial da Espanha", afirmou o Ministério de Assuntos Exteriores romeno em comunicado.

"A Espanha é um importante aliado e parceiro estratégico do nosso país; relação refletida tanto em nível bilateral como no marco da União Europeia e em nível internacional", acrescentou a nota.

Bucareste ressaltou também que "a legitimidade de qualquer processo ou qualquer ação de ordem interna de um Estado reside na sua plena conformidade com a lei fundamental, com a ordem do direito do estado respectivo".

Além disso, reiterou a "posição consequente da Romênia a favor do respeito ao direito internacional, que não permite modificar a soberania territorial sem acordo do Estado implicado".